16/10/2014

Feliz dia do professor!

Olá!

Estou atrasada, eu sei, mas não deu mesmo para postar ontem. Não sou muito boa com as palavras, mas gostaria de deixar um recadinho aqui.

Vi muitas mensagens ontem sobre o dia do professor, recebi muitos parabéns de amigos e sei que não vou conseguir expressar aqui com palavras o sentimento que carrego no peito em ser professora.
É um misto de alegria, prazer, satisfação, orgulho e felicidade.
Não vou mentir aqui e dizer que é sempre maravilhoso, tem dias em que quero me esconder e gritar, é um caminho árduo a ser percorrido, mas no fim é recompensador.
Me sinto chateada quando vejo o quão sucateada está a educação, o quão largada ela está a anos pelo governo e desvalorizada pela população. Mas é vendo que as coisas estão ruins e que podem melhorar que junto forças para realizar meu trabalho.
Volto a dizer, não é fácil. Criamos expectativas que muitas vezes não se realizam, sonhamos alto e viajamos em utopias, mas se não fosse dessa forma não seria educação. A educação é sonhar, é ir além do que vemos, é ser curioso, é querer descobrir o mundo, descobrir a si mesmo, é poder viajar e conhecer sem sair de onde está, é enxergar um horizonte de oportunidades infinitas, é ter o prazer de conhecer, de saber, de aprender, é querer experimentar e poder experimentar.
Podem me chamar de louca, tentar me desmotivar dizendo que não vou conseguir, e talvez eu nem consiga mesmo, mas meu objetivo é conseguir mudar vidas através da educação, poder levar um pouco de esperança, de estímulo, de coragem e alegria para os que mais precisam. Por isso trabalho em escola pública, com muito orgulho!
Não tenho vergonha de dizer que recebo pouco que pelo faço, não tenho vergonha de lutar, de brigar, reivindicar meus direitos. Não é porque ganho pouco que não me dedico como devo, exerço minha profissão com plenitude, dou meu 100% por ela, as vezes até mais e gostaria de ser melhor recompensada por isso sim.
Muita gente se incomoda com a luta do professor, mas Paulo Freire nos lembra em Pedagogia da Autonomia que a luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, não é algo que vem de fora, mas algo que faz parte. Por isso luto.
Luto por dignidade, luto por melhores condições, luto pelo direito de aprender.

É com muita satisfação que hoje faço a minha segunda graduação na área da educação, em Pedagogia, e ao contrário de muitos colegas que com o tempo vão ficando desmotivados, cansados e incrédulos, estou cada dia mais convicta de que escolhi a profissão certa, mesmo com todas as pedras do caminho acredito que através do meu trabalho posso mudar vidas, posso mudar a realidade de muitas pessoas e é acreditando nisso que sigo minha jornada.

Parabéns a todos os guerreiros que saem de seus lares com o propósito e fazer a vida de cada um dos nossos alunos melhor, parabéns a todos que acreditam que a educação é a possibilidade da mudança, parabéns a todos que sonham com um mundo melhor, parabéns a todos que ensinam e aprendem todos os dias nas escolas, parabéns a você professor!

Um super feliz dia do professor (atrasado, mas tá valendo!), que para mim é como dia das mães, deveria ser comemorado todo dia! =D

Parabéns a todos nós!




Nenhum comentário:

Postar um comentário