24/06/2014

Hábitos de leitura dos professores

"Menos da metade dos professores de escola pública tem o hábito de ler no tempo livre" de acordo com pesquisa do QEdu.







O canal UnivespTv bateu um papo com o professor Edmir Perroti, da USP, a respeito dos hábitos de leitura dos professores. Edmir apontou possíveis problemas como a escassez de bibliotecas e falta de políticas de incentivo.








Quando penso a imagem do professor penso sempre em uma pessoa curiosa, que gosta de se informar, que é pesquisador e acima de tudo leitor.

Chega parecer estranho dizer que os professores não leem.


Em uma parte da entrevista o professor Edmir fala a respeito dos horários pedagógicos que temos nas escolas (no Estado chamamos de ATPC) e que esse cultivo do hábito de leitura deve ser incentivado também nesse horário e não somente pelo professor na sala de aula. 

Gostaria de expor minha visão anterior e atual desse ATPC. Quando ingressei no Estado eu imagina que o ATPC seria um momento de discussão, de debates pedagógicos, que eu iria ver muitos livros, apostilas sobre a mesa, que haveria troca de informação, conhecimento, enfim, seria como um grupo de estudos de uma universidade, porém quando comecei a frequentar a reunião percebi que não tinha nada daquilo que eu sempre imaginava. O ATPC não passa de uma reunião semanal, onde os professores não gostam de estar, não há debates pedagógicos, não há estudo, não há aprendizado. O que vi foram revistas do AVON e Natura passando de mão em mão, professores bufando querendo que a reunião acabe logo, professores saindo de fininho e indo embora, a coordenadora dando um texto para leitura e reflexão que é lido porcamente e nem ela mesma sabe dizer porque deu, enfim... Essa é a visão que tenho do ATPC.
A escola que estou hoje tem também esses mesmos professores que ficam bufando, passando revistas, reclamando do oficio, mas tem um grupo gestor que tenta trazer ao menos debates sobre problemas da escola que precisamos solucionar.
Diante de tamanha falta de interesse desses professores, tento imaginar como o grupo gestor vai tentar incentivar o hábito da leitura nesse espaço. 
São poucos os professores que trabalham por amor a profissão, muitos reclamam, se mostram insatisfeitos, desmotivados e não estão nem aí para nada. Porque ganham pouco não buscam se atualizar, se valorizar, participando de cursos, congressos, seminários, palestras, nem nada disso e ainda riem dos que fazem. Afinal, tanto faz "essa molecada não entende nada mesmo".


Enfim, não pretendo ficar discutindo a respeito da postura em sala de aula, mas sim da postura de professor leitor.



Eu sempre busco perguntar para meus alunos o que eles estão lendo, indico livros, revistas, mangás, gibis, etc, essa é uma forma que encontrei de tentar incentivá-los a ler. Sempre peço indicações de livros, discuto sobre determinada série famosa e tento mostrar para eles que a leitura é um valor. Valores nós escolhemos, se para mim, ler não é um valor, não agrega em nada, então esse hábito não terá sentido e provavelmente algo que seja mais atrativo ganhe valor e entre como substituto da leitura. Acredito que essa proximidade com o aluno cria laços afetivos que fazem com que ele se identifique com o que eu falo e faço.



Eu tenho um pouco de dificuldade de trabalhar mais com a leitura e de incentivar esse hábito, pois a minha sala de aula é a quadra. Enfrento muita dificuldade de fazer com que os alunos parem para me ouvir. Muitas vezes quando começo uma explicação ou um debate os alunos ficam me interrompendo perguntando sobre a quadra, a bola, o futebol e não prestam atenção. Por isso, sempre que tenho a oportunidade de conversar com os alunos eu paro para bater papo, seja no páteo, na entrada, se vejo alguém com livro vou logo ver qual é, pergunto como está a leitura, se ele me indica o livro, já indico alguns, pergunto para o amigo que está perto se ele não lê, por que não e assim vou tentando conversar sobre livros com eles.

Infelizmente a biblioteca da escola está fechada por falta de funcionários, então fica complicado trabalhar com livros na sala de aula.


Me vejo como um espelho para eles. Se quero que meus alunos sejam leitores, como posso me dar ao luxo de não ler? Por isso tento sempre mostrar para eles o que estou lendo, para que eles percebam que eu leio e que leio sempre, todos os dias.



Uma das coisas que o professor Edmir disse durante a entrevista que eu concordo fielmente é que ao escolher a profissão de professor, ler se torna uma atividade obrigatória, deixa de ser uma questão de escolha do indivíduo. É uma questão profissional, que envolve o outro, não é individual, portanto é essencial.








Escolhi essa profissão por amor e a ela dedico grande parte da minha vida. Faço não por obrigação, mas por prazer, prazer em aprender, melhorar, crescer e poder passar o melhor para eles.



E vocês, o que pensam a respeito dos hábitos de leitura dos professores?





3 comentários:

  1. Oi, Fernanda!
    Você levantou um problema seríssimo. Eu não sou professora, mas tive a oportunidade de me relacionar com vários professores de ensino fundamental quando fiz minha pós-graduação. Digo pra você, fiquei espantada! Aqueles que mais reclamavam que "esses alunos não estão nem aí para os livros" eram justamente os professores que não liam! O que eles estão esperando? Que o hábito da leitura brote do nada? Não é assim, não vai acontecer geração espontânea. É necessário exemplo.
    Como autora, eu já visitei algumas escolas e achei incrível o interesse dos alunos pelos livros quando há incentivo. Existem iniciativas brilhantes de certos professores, mas é uma pena que sejam tão poucos.
    Espero que você não se deixe abalar pelas atitudes dos outros e continue com toda essa garra e vontade de mudar o mundo. Sem dúvida nenhuma, está fazendo a diferença na vida dos seus alunos.

    Beijos,
    Karen Soarele

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    1. Pois é Karen, é um grave problema.
      Muitos professores sabem apontar para os alunos para chamá-los de preguiçosos, dizer que não gostam de ler, de estudar, mas sinceramente, quantos de nós paramos para ler ou estudar?
      Pouquíssimos, infelizmente!

      Muito obrigada pela força e pela visita!
      Seja sempre vem-vinda!
      Bjs!

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  2. Oi quelida eu tenho uma professora doutora em casa e vejo este pb em outro prisma. Ela pode e tem como ler e os outros??? É sério o pb da educação e etc no Brasil

    Quelida a Blant Colors tem um produto que passamos nas unhas para não roer, acho que é amargo, eu não usei mas a marca é para lá de séria. Quem sabe resolve para vc.
    Acredita que passei a infância roendo unhas???..kkkk
    Obrigada pela visita
    Tenho uma ótima 6ª feira!
    Beijos Coloridos!♥♥♥

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